** AGRADECIMENTO AOS ALUNOS DE 2011

Na vida toda nós corremos atrás do reconhecimento, seja por sua pessoa, por suas conquistas, ou pelo profissional. Nos sentimos felizes em ver pessoas queridas serem reconhecidas. Mas atrás de cada reconhecimento desses, há e sempre houve um professor, um mestre, um guia pras horas de aprendizagem e compartilhamento de decisões. Pois ninguém nasce sabendo e ninguém consegue dar um passo na vida sem a segurança de que o chão estará lá. Um pai, uma mãe, um professor, qualquer pessoa que passe esta segurança e estimule a conquistas de vitórias, são nossos mestres, nos ensinam a viver, e a eles, devemos a sabedoria e a aprendizagem nos dada na vida. 
Cada palavra de agradecimento dos meus alunos me dão orgulho e principalmente coragem em continuar sendo professora, pois estas palavras me estimulam cada vez mais a continuar lutando por uma boa educação, que, infelizmente, sem o reconhecimento financeiro justo e merecido de um educador. Eu sei que muitos dos meus alunos jamais esquecerão minhas palavras para o resto de suas vidas, pois o ensino de geografia é para a vida, saber vê e lê o mundo, entendendo o papel na qual sociedade o impôs, e se não satisfeito, saber que para mudar depende de cada um de nós.
Mude! Transforme! Não adianta a revolta de braços cruzados, lamentando e se conformando. O homem cria a vida em sociedade, as mentes “espertas” guiam a sociedade pelo rumo  desejado, as mentes “ignorantes” obedecem e reproduzem a sociedade mesmo que seja a maior vítima dela. Mas as mentes “sábias e inteligentes” podem transformar a sociedade, mesmo que de pouco em pouco, surtirá os efeitos. Eu, como professora, faço pouco, mas faço. Repasso meu conhecimento, o que aprendi e estou aprendendo diariamente, compartilho indecisões, revoltas e conquistas com meus alunos. Ouço o que eles tem a dizer e falo o que eles precisam ouvir. Ensino e aprendo. Dedico maior parte da minha vida para o ensino. Mas enquanto eu estiver sentindo que o que faço, não está sendo em vão, mesmo que à longo prazo, continuarei minha luta para transformação. Pois foi aqui que me encontrei, e por este meio da educação que deixo minha contribuição para um mundo melhor.
Quero deixar bem claro, que ser professor é poder  trocar experiências com seus alunos, é falar e ouvir, é ensinar e aprender, é estimular e desestimular atitudes incorretas, é discutir o porquê de ser incoerente em algumas decisões,  é saber pensar e transformar a sociedade para o bem da humanidade, e não reproduzir a sociedade, em que todos consideram injusta e cruel, mas nada fazem para mudar isso. E, além de tudo, ser professor, é se orgulhar do que faz, pois nas condições atuais do ensino, o que me valoriza ainda mais como professora é saber que não foi uma falta de opção, como todo mundo diz ao discriminar a escolha do magistério, e sim, uma dádiva que nós, professores assumidos, temos para com a sociedade na qual todos fazem parte dela.
Eu tenho orgulho em ser professora e me supero a cada dia em arrumar forças e coragem para continuar lutando. Sinto-me feliz por isso e tenho a certeza de que estou plantando sementes  a serem colhidas num futuro próximo, pois sei,  que lá estarei presente de alguma forma nas mentes sábias em que passaram por mim um dia. Pois, se hoje escrevo isso, é porque tive mentes sábias que fizeram isso por mim um dia. 
Obrigada a todos os alunos de 2011 que fizeram somar minhas expectativas e experiência profissional. Amo todos vocês de coração.
Sorte na vida aos formandos do terceiro ano: Aline Aldrigues; Amanda Fernandes; Ana Clara; Ananda Pimentel; Bárbara Balbino; Celso Moraes, Débora Neves; Gabriela Costa, Gabriella Valle; Ighor Silva; kaio Lacerda, Lorena Cordeiro; Micheli Gama; Rebeca Moreira; Rodrigo Freitas; Thaís Almeida; Valéria Vasquez, Fernanda Cruz e Diego.
Foi um prazer trabalhar com todos vocês!!
E para os demais alunos, e futuros alunos, que venha 2012!!!
Laisa Cabral Caetano